quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Cerimônia das Areias


A cerimônia das areias, para quem não conhece, se trata de uma tradição que consiste em o noivo e noiva, depositarem areias de cores diferentes em um mesmo recipiente. Os pais e padrinhos também podem participar. Esta se tornou uma cerimônia incorporada no casamento religioso, simbolizando a união inseparável dos noivos. Misturando as areias de cores diferentes, apesar de distintos, homem e mulher serão uma só carne, perante Deus.


"...o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne" (Gn 2:24)

"Assim como não dá para separar os grãos de areia, que o amor do casal também seja inseparável, indissolúvel”. “ O que Deus uniu, o homem não separa”.

O procedimento é o seguinte:
Sobre o altar, coloca-se um recipiente vazio (bonito, resistente e que tenha tampa) e os vidros com areia na mesma quantidade de casais de padrinhos e dos pais, e o vidro individual dos noivos.

O celebrante inicia a introdução e os pais entregam os vidros de seus filhos nas mãos de cada um deles – “deixará pai e mãe”.

Inicia-se o procedimento com os pais e padrinhos – acompanhado de textos explicativos, pois, cada pote de areia é de uma cor, cada cor tem um significado, um desejo para a vida do casal.

- pais da noiva despejam sua areia no pote
- pais do noivo
- casais de padrinhos
- Juntos, os noivos jogam o restante de suas areias no recipiente


A participação dos pais e padrinhos é opcional, a cerimônia poderá ser feita somente entre os noivos,tendo os pais e padrinhos ainda presente. O recipiente com a areia deve ser guardado pelos noivos como um marco, uma lembrança desta união matrimonial.

Significados das areias:
Preto - mistério e fantasia, associado a sofisticação e luxo. Significa também dignidade. 
Branco - paz, calma, pureza. Significa inocência e pureza.
Vermelho - é a cor da paixão e do sentimento. Simboliza o amor, o desejo. 
Verde - vigor, juventude, frescor, esperança e calma.
Amarelo - calor, luz , prosperidade. É também uma cor energética, que transmite otimismo. 
Azul - é a cor do céu, do espírito e do pensamento. Simboliza a lealdade, a fidelidade, a personalidade e sutileza. Simboliza também o ideal e o sonho.
Castanho - é a cor da Terra. Esta cor significa maturidade, consciência e responsabilidade. Está ainda associada ao conforto, estabilidade, resistência e simplicidade.
Lilás - significa espiritualidade e intuição.
Rosa - significa beleza, saúde, sensualidade e também romantismo.
Dourado - ou cor ouro está simbolicamente associada ao ouro e à riqueza, a algo majestoso.

Um comentário: