terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Como Fazer: Luminárias Casamento

Sabe quando a gente vai em casamentos, aniversários e outras festas do tipo e se depara com luminárias lindíssimas? Pois bem! Encontrei uma luminária super fácil e incrível pra fazer essas belezuras em casa e deixar qualquer festa de casamento impecável!


Você vai precisar de:

  • Cera de parafina (encontra em lojas de artesanato)
  • Balões de festa
  • Panelas para deixar a cera em banho maria
  • Papel manteiga



Como fazer:

- Encha um balão com água.
- Derreta a cera a uma temperatura de cerca de 82ºC (ou 180º Fahrenheit). Tente manter a cera quente a essa temperatura enquanto trabalha, sempre em banho maria.
-Lentamente mergulhe o balão na panela com cera quente até um pouco abaixo do nível de água no balão. É importante não mergulhar acima do nível de água porque assim o balão pode explodir.
-Segure o balão imerso na cera por alguns segundos e então retire-o da panela lentamente. Mergulhe-o mais algumas vezes, com intervalos de tempo suficientes para que a cera esfrie um pouco até mergulhá-lo novamente. 
-Enquanto ainda estiver bem quente, apoie o balão cuidadosamente sobre um pedaço de papel manteiga apoiado em um local plano - é importante que a base fique retinha, pois é ela quem vai garantir o fundo da luminária.
- Feito isso, mergulhe o balão mais algumas vezes na cera quente até obter a espessura desejada. A recomendação é a de 1/4 de polegada.
-Apoie novamente o balão no papel manteiga e deixe-o esfriar.
-Quando a cera estiver completamente fria, segure o balão sobre uma pia ou balde e estoure o balão com um espeto ou faca. Espere a água escorrer e retire os restos do balão.
-Para nivelar a parte superior da luminária, aqueça uma assadeira no forno e coloque a luminária de cabeça para baixo sobre a superfície quente, deixando que as bordas derretam até se nivelarem.
-Coloque uma vela acesa dentro da luminária e pronto! Já pode decorar a sua festa!

Ah, e dá para fazer luminárias de várias cores, basta acrescentar corante à cera.


4 comentários:

  1. adoro artesanatos sempre que tem novidades eu curto......

    ResponderExcluir
  2. ADOREI DEVE SER GOSTOSO DE FAZER,MAS COMO DEIXA-LA COLORIDA ASSIM?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana! Seja sempre bem-vinda ao blog.
      Para deixar as luminárias coloridas, basta acrescentar corante a base de óleo ou anilina na parafina ainda em estado líquido.
      Abraços

      Excluir